Com taxa de leitura de 98%, veja como o SMS permanece como uma ótima ferramenta para engajamento e fidelização dos clientes
É comprovado que uma pessoa confere o celular em média 150 vezes ao dia. E muito antes do WhatsApp, Facebook e Instagram entrarem no mercado, o uso da troca de mensagens por SMS era um dos canais mais utilizados para comunicação mobile.
Porém, diferente do que algumas pessoas pensam, essa solução continua sendo relevante para manter o fluxo de comunicação das empresas, principalmente para manter a fidelização no relacionamento com o cliente. A afirmação parte da SmartComm, rede brasileira de franquia especializada em comunicação com soluções voltadas à redução de custo.
De acordo com a companhia, mesmo com a transformação do mercado pelas novas tecnologias, o uso do SMS ainda faz parte da estratégia de marketing de qualquer empresa, e pode gerar ótimos resultados com baixo custo de investimentos.
A SmartComm, que atende diversos tipos de segmentos, com soluções que vão além do SMS, tem no serviço de SMS Short Code (corporativo e marketing) mais de 50% de suas vendas entre os franqueados. De fato, como nem todos os brasileiros possuem redes sociais ou e-mail, e mais de 230 milhões de celulares estão ativos no país (segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo), o SMS permanece como um canal excelente para atingir um contingente mais amplo de consumidores.
Veja o exemplo do Governo de São Paulo, que utiliza SMS para emitir alertas de vencimento do IPTU. A ferramenta conseguiu diminuir em 2% a taxa de inadimplência em 2021. Outra utilidade, foi durante os momentos críticos da pandemia, onde a população recebia mensagens SMS informando sobre a alta lotação dos leitos de UTI e recomendando que as pessoas respeitassem o isolamento.
Mídia com taxa de leitura de 98%
Além de outras vantagens, o SMS a única mídia com taxa de leitura de 98%, segundo a SmartComm. “Se usado de forma inteligente pode aumentar a eficiência das campanhas e contribuir significativamente para o atingimento dos objetivos”, diz Anderson Lucila, COO da SmartComm. “O gasto para enviar mensagens é muito baixo também. E com um pequeno texto, geralmente até 160 caracteres, sua mensagem vai direto ao assunto”, completa o executivo.
Segundo a empresa, o uso do SMS possibilita analisar algumas métricas importantes como taxa de entrega e abertura. “Caso ocorra queda na taxa de abertura, isso pode indicar que o usuário perdeu interesse pela marca”, frisa Anderson Lucila.
5 motivos para você ainda utilizar o SMS nas suas estratégias de marketing
- Entrega imediata, sem a necessidade de conexão com a internet;
- Baixo custo;
- Mensagens simples e objetivas;
- Tecnologia universal, chega a todos os aparelhos celulares, smartphones ou não;
- Permite soluções de segurança, confirmações de transações e tokenização.
Por: Consumidor Moderno
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