Transações com cartões devem movimentar R$ 1 trilhão neste ano

É o que aponta a projeção da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços). Segundo a entidade, o valor movimentado nessas operações deve crescer 17,1% sobre os R$ 853 bilhões verificados em 2013, chegando à marca histórica de R$ 1 trilhão.

No ano passado, a alta foi de 17,8% sobre 2012. Os cartões de crédito registraram R$ 553 bilhões, crescendo 15,3%. Já os cartões de débito movimentaram R$ 300 bilhões, com aumento de 22,5% em relação a 2012. Quando avaliada a quantidade de transações, as duas modalidades tiveram um total de 9,3 bilhões – 14% a mais do que no ano anterior.

Os cartões representam, em média, 28% do consumo das famílias brasileiras, segundo a Abecs. No último trimestre, porém, essa participação superou os 30% pela primeira vez na história. Na visão da associação, o avanço dos cartões está associado à contínua substituição de meios de pagamento por parte de consumidores e estabelecimentos comerciais, que cada vez mais optam por usar o instrumento eletrônico.

Também foi destacado o papel do comércio eletrônico nesse resultado. As operações na internet com cartões atingiram R$ 94,3 bilhões em 2013, crescendo 19,5% sobre o ano anterior.

Taxas de credenciamento

Segundo levantamento da Abecs, a taxa média de desconto do cartão de crédito, que é cobrada dos estabelecimentos comerciais a cada transação, reduziu de 2,96% em 2009 para 2,76% em 2013, em média. No caso do cartão de débito, houve redução de 1,60% para 1,56% no mesmo período.

Já a quantidade de máquinas de cartão chegou a 3,8 milhões de unidades em 2013, aumento de 29% em relação à registrada em 2011. O valor médio transacionado por terminal no segundo semestre de 2013 foi de R$ 19,7 mil por mês.

Por: Supermercado Moderno

Enhanced by Zemanta
By | 2017-05-28T10:14:32-03:00 26 fevereiro, 2014|Categories: Consumo, Marketing Digital, Mercado, Pesquisas|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme