Pesquisa ‘Marcas mundiais mais valiosas do Kantar BrandZ’ mostra as 100 marcas de maior valor
A empresa de tecnologia Apple segue no topo da lista das marcas mundiais mais valiosas. Pelo menos é o que mostra o levantamento BrandZ de 2022, feito pela Kantar.
Segundo o levantamento, a companhia está a caminho de tornar-se a primeira marca de trilhões de dólares, com um valor de marca de US$ 947,1 bilhões.
Em segundo lugar, vem o Google, apontado pela Kantar como “um dos destaques de crescimento mais rápidos na classificação”. Segundo a pesquisa, a empresa teve um aumento do valor de marca de 79%, ou US$ 819,6 bilhões.
Ainda de acordo com o levantamento, o valor combinado das 100 marcas globais mais valiosas cresceu 23% no último ano, o que significa um acréscimo de US$ 8,7 trilhões.
O Mercado Livre é a única marca latino-americana no Top 100 e é a primeira empresa da Argentina a chegar à seleção desde a criação do ranking, feita em 2006.
Top 10
Além da Apple, o top 10 deste ano inclui outras gigantes da tecnologia como o Google, que subiu uma posição e agora ocupa o segundo lugar; a Amazon, que caiu duas posições e está em terceiro; a Microsoft e a Tencent, que se mantiveram em quarto e quinto lugar; e por fim, o Facebook que caiu duas posições e agora está na oitava colocação.
Além delas, aparece ainda a rede de fast food McDonald’s, que subiu três posições, para o sexto lugar; a bandeira de cartões Visa, que subiu uma colocação para o sétimo lugar, e o e-commerce chinês Alibaba, que caiu duas posições e está em nono.
Quem fecha a lista das top 10 é a fabricante de artigos de luxo Louis Vuitton, que subiu 11 colocações com um crescimento de 64% no seu valor de marca. Ela se firma como a primeira europeia a alcançar as 10 maiores marcas globais desde 2010.
Top 10
Fonte: Kantar
Estreantes
Na classificação de 2022 surgiram representantes de novas categorias, como a marca Aramco, uma das maiores empresas de energia e produtos químicos. Ela está em 16º lugar.
A Infosys, empresa indiana de serviços de tecnologia de informação e consultoria, chegou ao 64º.
Além delas, o e-commerce latino-americano Mercado Livre entrou na 71ª posição.
Líderes por categoria
Dentre as líderes por categoria, a única estreante no primeiro lugar foi o banco Wells Fargo. Na última lista, ele ocupava a segunda colocação e a chinesa ICBC liderava.
Segundo a Kantar, as marcas de tecnologia e luxo foram as que mais cresceram, com alta de 46% e 45%, respectivamente.
As marcas de serviços bancários e automóveis também tiveram um crescimento expressivo, de 30% e 34%, respectivamente.
Nos setores de vestuário e cuidados pessoais os avanços foram de 20% e 17%, respectivamente.
Líderes por categoria
Fonte: Valor Investe
Leave A Comment