Vendas de vinho brasileiro caem 30% no 1º trimestre

A importação de vinhos mais baratos é um dos motivos da retração, de acordo com dados do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho).

Quantos vinhos brasileiros você vendeu de janeiro até agora? Agora, quantos vinhos importados você comercializou no mesmo período? Se as suas respostas são desfavoráveis ao vinho brasileiro, você é parte de uma estatística. Nesta semana, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) anunciou uma queda de 30% nas vendas dos vinhos feitos no País no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

Os motivos que causaram a redução já assolam a indústria brasileira há anos: alta carga tributária, altos custos na cadeia produtiva, queda no poder de compra. Além da quebra de safra de 57% no ano passado, pesou o esforço dos importadores em buscar vinhos mais baratos desde a mudança de IPI (que passou de um valor fixo para uma porcentagem no preço da garrafa). Isso fez com que 84,6% dos vinhos finos vendidos no País fossem, justamente, importados.

A maioria das vinícolas brasileiras sentiu o baque. A Pizzato citou a preocupação dos varejistas, reticentes em repor estoques. “Os dois primeiros meses do ano foram estranhos, mas já começou a melhorar”, afirma Jane Pizzato, que responde pela área comercial em São Paulo. Sem ter como baixar preço, a Pizzato focou em sua linha de custo-benefício, a Fausto.

Para Juliano Carraro, da Lídio Carraro, o grande varejo é mais cruel para os brasileiros, ao fechar contratos diretamente com vinícolas de fora. Já nas lojas especializadas e pequenos empórios, ele diz, o tratamento é diferente.

O diretor-geral da Vinícola Aurora, Hermínio Ficagna, acostumado aos altos e baixos da indústria, disse que está de olho nas gôndolas, tirando o que não interessa ao consumidor, ajustando os produtos.

Chama a atenção o caso das vinícolas que detêm importadoras. A Casa Valduga, que importa a Domno, sentiu queda em vinhos de alto valor nacionais e importados. “Caíram as vendas dos Brunellos, subiram as das novas importações com foco no preço”, diz a diretora comercial Juciana Casagrande. Para a Decanter, importadora dos donos da vinícola Hermann, “o consumidor prefere comprar um vinho importado do que um brasileiro na mesma faixa de preço, por questão de status”, diz o diretor Edson Hermann.

Fonte: O Estado de S. Paulo
Por: Supermercado Moderno

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Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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