Vendas para o Dia das Mães podem crescer 2%

A FCDLESP (Federação das Câmaras Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo) fez uma pesquisa que aponta que as vendas para o Dia das Mães, a segunda data mais aquecida para o varejo, devem crescer até 2%. O ticket médio deve ficar entre R$ 60,00 e R$ 100,00. O cenário deverá ser este devido ao contexto econômico atual do país, que possibilita somente um crescimento discreto, sem grandes riscos, de acordo com os lojistas.

“O aumento nas vendas neste primeiro trimestre foi brando, confirmando que a economia brasileira está se recuperando lentamente. Por isso, neste Dia das Mães, as expectativas para as vendas seguem moderadas. Os setores que podem se beneficiar, como em todos os anos, são o alimentício, como restaurantes, lojas de chocolate, e floriculturas, além de vestuário e perfumaria”, afirma o presidente da FCDLESP, Mauricio Stainoff.

O estudo apontou também que 60% dos lojistas do estado pretendem abrir vagas temporárias para o Dia das Mães.

A pesquisa foi realizada com a participação das principais CDLs do Estado de São Paulo, que enviaram dados locais, possíveis números de contratações do varejo e ticket médio esperado para a data.

Na região metropolitana de São Paulo, as expectativas para o Dia das Mães são de grande crescimento, se comparadas aos resultados de outras cidades do estado. A CDL de Itaquera, localizada na zona Leste da cidade, prevê um crescimento de 5%. Já no ABC, o movimento é mais ameno, alcançando, no máximo, 2%. As duas CDLs esperam um ticket médio entre R$ 100,00 e R$ 150,00.

Marcello Alexandre, presidente da CDL de São Bernardo e Distritos, afirmou: “Vamos abrir cerca de 800 vagas em todo o ABC. O Dia das Mães é o segundo feriado mais importante para o varejo em volumes de vendas, por isso, precisamos aproveitar a chance de alavancar o desempenho do comércio”. De acordo com ele, estas novas contratações tem possibilidade de efetivação de acordo com o desempenho do funcionário, diferentemente do que ocorre em outras cidades.

As CDLs do Litoral Paulista tem um leve otimismo em relação às vendas de Dia das Mães deste ano, na comparação com o ano passado. Elas esperam um crescimento suave na data, variando entre 2% e 5%. Para acompanhar este aumento, elas pretendem abrir algumas vagas temporárias em setores como joalherias, perfumarias e vestuário.

De acordo com as CDLs do Guarujá e de Santos, o ticket médio esperado pelos comerciantes pode variar entre R$ 60,00 e R$ 100,00. Para atender a demanda de vendas esperada nesta região, o presidente da CDL do Guarujá, Orlando de Souza, afirma que podem ser abertas até 300 vagas temporárias nos segmentos que estiverem mais aquecidos.

Já na CDL de Praia Grande, as vendas podem crescer 5%, na comparação com 2017.

No Vale do Paraíba, são esperados 2% de crescimento no ticket médio, que deve ficar variar de R$ 60,00 a R$ 100,00, principalmente no setor de cosméticos. A CDL de Cruzeiro tem poucas expectativas para contratações temporárias.

No interior do estado, a expectativa de vendas é discreta, porém gradual. Em 2017, a CDL de Araçatuba registrou um crescimento no volume de vendas de 3%. Neste ano, o diretor comercial da CDL, Wagner Cândido, acredita que este número irá quase dobrar, alcançando 5% de aumento.

O ticket médio esperado nesta região é de R$ 60,00 a R$ 100,00, favorecendo o comércio de flores e chocolates. O presidente da CDL de Araçatuba, Gener Silva, declara que, como é uma data importante, lojas de redes podem abrir cerca de 100 vagas temporárias.

Na região de Bauru, os consumidores não preveem crescimento, mantendo 5% de aumento no volume. Para o presidente da CDL de Bauru, Odair Secco, o consumidor está preparado para gastar pouco e à vista, já que acabou a liberação do fundo do FGTS. As CDLs da região acreditam que os segmentos com mais chance de faturamento no período são vestuário e eletrônicos, que receberão consumidores com ticket médio de R$ 60,00 a R$ 100,00.

Por: Mercado & Consumo

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme