Estudo mede audiência da mídia out-of-home na pandemia

Apesar de uma leva queda inicial no início do isolamento social, a mídia OOH continua com importante alcance mesmo em meio às restrições

O estudo “Sazonalidades, Lockdown e a Audiência do OOH”, desenvolvido pelo Mapa OOH em parceria com a Hands Mobile, revelou que, mesmo nos momentos de restrições provocados pela Covid-19, os roteiros de OOH das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro continuaram entregando importantes índices de alcance e frequência.

O levantamento mapeou um roteiro de 500 faces publicitárias localizadas nas ruas da capital paulista e outras 500 na cidade do Rio de Janeiro, considerando a população acima de 15 anos. Para a medição, foram monitorados aproximadamente 50 mil aparelhos celulares, de forma anônima, detectados sempre que passavam a menos de 60 metros de qualquer uma das faces monitoradas, medindo quantas pessoas viram pelo menos uma das peças em cada praça, pelo menos uma vez a cada semana.

As comparações semanais dos dados foram feitas com base na semana de 2 a 8 de março 2020, última antes dos primeiros decretos de restrição à mobilidade, e foram consolidados mês a mês a comparação do alcance com ela. No mês de abril de 2020, período marcado por medidas de isolamento social, o alcance medido em São Paulo foi de 59% e 75% no Rio de Janeiro. Já em junho do mesmo ano, os índices figuraram em 85% e 107%, respectivamente, dos dados da semana de 2 de março.

“Os resultados confirmam que o isolamento social implantado no ano passado afetou a audiência do OOH, mas em níveis bem inferiores às expectativas do mercado, por tempo bem menor do que imaginado e ainda entregando resultados significativos”, explica Sérgio Viriato, coordenador do Mapa OOH.

As reduções do uso de transporte público tiveram baixo impacto nas audiências. O estudo lembra que, no Mapa OOH, os passageiros de metrô, quando estão viajando, não são considerados nos índices de mídia em via pública e apenas um terço dos passageiros de ônibus são considerados para a audiência.

Momento atual

Em 2021, apesar de em alguns momentos os índices continuarem refletindo as medidas de isolamento de acordo com os períodos de liberações e novas restrições, em momentos diversos já superam o números de março de 2020. Os últimos dados referentes ao mês de agosto mostram resultados praticamente iguais ao período pré-pandemia, com 101% de alcance em São Paulo e 109% no Rio de Janeiro.

Por: Meio & Mensagem

By | 2021-09-20T20:25:02-03:00 22 setembro, 2021|Categories: Estratégia|Tags: , , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme