Mais de 40% das famílias trocam marcas caras por populares

O dado reflete o comportamento dos brasileiros em 2016 para adequar consumo à crise.

Em 2016, 42% das famílias trocaram marcas caras pelas mais baratas. Essa foi a saída número um apontada pelos consumidores para adequar o consumo à crise. A informação é da Nielsen e mostra que dois anos seguidos de recessão mudaram bem a forma de o brasileiro consumir itens de alimentação, higiene e limpeza. “A fatia de domicílios que trocou de marca mais que dobrou em dois anos”, disse Daniela Toledo, responsável pela área de varejo da Nielsen. Em 2014, quando o País entrava na recessão, 20% dos lares trocaram de marca. Ela ressaltou também que, em 2014, quando esse quesito foi levantado, essa era a 6ª opção usada para economizar.

Consumindo menos

Além da grande parcela que substituiu marcas, em 2016, 22% dos brasileiros resistiram: compraram menos, mas mantiveram as marcas preferidas. Também 7% reduziram alimentação fora de casa e lazer e 5% diminuíram itens de vestuário.

Despesas mais equilibradas

Essa ginástica no consumo levou a um resultado inédito. Após dois anos de as famílias gastarem, em média, mais do que ganham, em 2016 as despesas ficaram equilibradas com a renda média de R$ 3.118. Para atingir esse patamar, em 2016 a renda média familiar caiu 12% e o gasto, 16%.

Fonte: O Estado de S. Paulo
Por: Supermercado Moderno

By | 2020-11-09T08:08:28-03:00 09 maio, 2017|Categories: Marca|Tags: , , , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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