O Brasil não é mais o país do futebol: é do video-game

Um recente levantamento produzido pela Sioux, agência de tecnologia interativa, exibe o perfil de um tipo de consumidor em ascensão não apenas no Brasil, mas no mundo: os jogadores, sejam eles de videogame ou não.

o-brasil-nao-e-mais-o-pais-do-futebol-e-do-video-game-1

Um recente levantamento produzido pela Sioux, agência de tecnologia interativa, exibe um perfil de um tipo de consumidor em ascensão não apenas no Brasil, mas no mundo: os jogadores, sejam eles de videogame ou não.

Denominado Pesquisa Game Brasil 2016, os resultados do estudo foram obtidos por meio de entrevistas com 2.848 pessoas de 14 a 84 anos. A coleta de dados foi feita entre 15 a 26 de fevereiro deste ano.

De cara, um dado curioso: quando o assunto é jogo, o Brasil não é o país do futebol. Jogo por jogo, o negócio do brasileiro é game digital, seguido por jogos de tabuleiro e, por fim, aqueles praticados em quadra (o que inclui o futebol). Em quarto, estão aqueles que não praticam nenhum esporte.

Além disso, a pesquisa mostra que jogos de carta ou trívia (quebra-cabeça, palavras cruzadas, entre outros) figura entre os preferidos das mulheres, porém sequer encabeça a lista dos 10 mais da preferência masculina. Veja alguns dados da pesquisa.

o-brasil-nao-e-mais-o-pais-do-futebol-e-do-video-game-2

Outro dado interessante é o gênero que predomina entre jogadores de videogame. Homens? Na verdade, o mundo dos jogos digitais é das mulheres.

o-brasil-nao-e-mais-o-pais-do-futebol-e-do-video-game-3

, no entanto, diferenças entre preferências de jogos entre homens e mulheres. Mulheres preferem aqueles presentes nos smartphones, enquanto os homens adoram os consoles e joysticks. Ao unir os dois públicos, um dispositivo é soberanos sobre os demais: justamente o smartphone.

o-brasil-nao-e-mais-o-pais-do-futebol-e-do-video-game-4

E qual outra diferença entre homens e mulheres quando o assunto é jogo? As suas preferências por tipos de jogos, claro. Em meio aos dados, um deles chama a atenção: mulheres adoram cartas e trívia, enquanto que a mesma opção sequer alcança o top 10 entre os homens.

o-brasil-nao-e-mais-o-pais-do-futebol-e-do-video-game-5

Além das questões de gênero, o estudo exibiu outros dados. Um deles é o console e o campeão foi o XBOX 360. Logo atrás, aparece o Playstation 2 – não o 3 e muito menos o 4.

o-brasil-nao-e-mais-o-pais-do-futebol-e-do-video-game-6

Há também outros perguntas interessantes, como jogar videogame com o seu filho. Curiosamente, o game se tornou um programa da família brasileira. Será mesmo? Veja outros dados no site da PESQUISA BRASIL 2016.

o-brasil-nao-e-mais-o-pais-do-futebol-e-do-video-game-7

Por: Consumidor Moderno

By | 2017-05-25T10:52:42-03:00 26 agosto, 2016|Categories: Consumo, Estratégia, Mercado|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme