Propagandas criam falsa memória, diz estudo

Um bom anúncio pode fazer com que o consumidor pense que já provou um produto – mesmo sem nunca ter tido contato direto com ele.

Esta foi a conclusão de um estudo da Southern Methodist University, em Dallas, nos Estados Unidos. De acordo com os resultados obtidos com um grupo de voluntários, um anúncio impresso muito vívido e descritivo cria a falsa memória de que a pessoa experimentou o produto.

No estudo, que será publicado no Journal of Consumer Research, participantes visualizaram diferentes tipos de anúncios impressos para um produto fictício: uma pipoca de microondas.

Os anúncios variavam entre mais ou menos realistas (com mais ou menos descrições de sensações). Depois de lerem as propagandas, apenas alguns dos participantes comeram o que acreditavam ser a pipoca da marca. Uma semana depois, todos tiveram que relatar qual era a sua atitude em relação ao produto.

Curiosamente, as pessoas que viram os anúncios muito descritivos tiveram a mesma porcentagem de respostas afirmativas à pergunta “você já experimentou esse produto?” quanto aquelas pessoas que de fato o haviam provado. O grupo também teve igual confiança em suas lembranças de já ter comido a pipoca.

Uma vez que o produto era fictício e não estava a venda, os pesquisadores sabiam exatamente quais participantes o haviam provado e quais criaram uma falsa memória.

Outro ponto curioso foi que, em outras variações do teste, ficou clara a relação entre a marca do produto e a chance de a falsa memória ser criada. Apesar de fictícia, a pipoca foi associada como sendo de uma determinada marca, bastante conhecida. Quando mudaram para uma marca menos famosa, a falsa lembrança das pessoas teve uma queda considerável.

Fonte: Exame

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By | 2017-05-24T14:13:58-03:00 07 junho, 2011|Categories: Marca|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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