Público LGBTQ+ espera campanhas engajadas

Dia Contra Homofobia: diversidade na propaganda é importante para 80% dos entrevistados, diz pesquisa

Nesta sexta-feira (17) é celebrado o Dia Internacional contra a Homofobia. A data é uma homenagem à retirada da palavra homossexualismo da Classificação Internacional de Doenças, da Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade declarou que a homossexualidade não constitui doença, distúrbio ou perversão. A iniciativa simboliza a luta por direitos humanos e pela diversidade sexual, contra a violência e o preconceito.

No entanto, o tema ainda é considerado um tabu para muitas marcas brasileiras. De acordo com estudo Oldiversity, que investigou como as marcas estão lidando com a longevidade e diversidade de orientação sexual, gênero, raça e pessoas com deficiência, 45% dos entrevistados concordam que o assunto é delicado.

Nesse contexto, 33% afirmam acreditar que as marcas correm risco quando associam sua imagem ao público LGBTQ+. Em contrapartida, 81% do público quer mais propagandas engajadas com o tema. A pesquisa foi realizada pelo Grupo Croma que ouviu mais de 1.874 pessoas em todo o Brasil.

Ainda de acordo com o estudo, 80% dos entrevistados afirmaram que passam a admirar mais as marcas que abraçam a diversidade. Mas para conquistar novos clientes é necessário investir em campanhas autênticas e para 55% do público entrevistado, as ações mostram uma realidade que não as representa, sendo que para 37% deles as mensagens podem ser consideradas preconceituosas.

Relembre algumas campanhas icônicas que trataram sobre o tema:

True Colors

Criado pela Propeg para o Grupo Gay da Bahia, o filme True Colors chegou a ganhar Prata no Festival de Cannes de 2018. O filme também levou dois ouros no prêmio Colunistas Brasil 2018. O vídeo mostra a relação de um garotinho e seu pai, que fez a transição de gênero.

Dotitos Rainbow – Amplie seu mundo

Criada pela AlmapBBDO a campnha de Doritos Rainbow trazia membros da comunidade LGBTQI+ convidando os consumidores a “ampliarem o seu mundo” para novas vivências e pontos de vista.

O vídeo, em formato de manifesto, dva voz a seis pessoas da comunidade LGBTQI+ falando sobre a necessidade de, cada vez mais, ampliar esta conversa. As mensagens também foram veiculadas em ativações como OOH, nos patrocínios com o Milkshake Festival e com a Parada do Orgulho LGBTQI+ em 2018.

Dia dos namorados O Boticário – Egeo

Em 2015, a AlmpaBBDO criou o filme de Dia dos Namorados do O Boticário, que trazia um casal gay celebrando a data com o perfume. A campanha sofreu diversos ataques e foi retirada do ar. Em decisão do Conselho, o Conar arquivou o processo contra a empresa e determinou que a marca poderia utilizar a campanha no futuro.  

Natura – Coleção de Amor

No início da semana a Natura apresentou a “Coleção do Amor”, com itens de maquiagem para celebrar “todas as formas de amor”. São seis batons matte de Faces e uma embalagem exclusiva com as cores da bandeira LGBTQ+.

 A marca divulgou um filme que destaca as histórias de três casais de mulheres. Em nota, a empresa reafirmou seu posicionamento de acreditar no valor da diversidade e comentou o apoio da linha Faces à causa LGBT+.

 “A Natura acredita no valor da diversidade. Isso está expresso em nossas crenças há mais de vinte anos, em nossas campanhas publicitárias, projetos patrocinados e em nosso corpo de colaboradores. Com o lema ‘No amor cabem todas as cores’, a nova coleção de maquiagem Faces reforça o apoio da marca à causa LGBT+, incentivando o orgulho de ser quem é e amar quem quiser.”

Trinta e Cinco – Thirty five

No Brasil, devido à violência e ao ódio, a expectativa de vida de pessoas trans é de apenas 35 anos, metade da expectativa da população cisgênero. Esse dado faz parte da mensagem do filme produzido para o portal de notícias LGBTQ+ Athos.

A agência Young & Rubicam criou a campanha e convidou a Produtora Fauna para desenvolver o filme por conta de sua visão sob o tema. A peça teve a colaboração da roteirista trans Luh Maza.

Burger King – Poliamor

No início do ano, campanha Poliamor do Burger King trouxe um trisal, ou seja, namorados adeptos de um relacionamento a três. O filme, criado pela David, divulga uma promoção da rede que permite combinar dois sanduíches, a King em Dobro.  O filme foi produzido pela Paranoid e dirigido pelo dupla Bolovo.

Skol – Marcas Aliadas

Em 2018, a Skol, que patrocina a Parada do Orgulho LGBTQ+ em São Paulo, resolveu doar a letra “L” do seu nome com o intuito de chamar a atenção para a importância das diversas comunidades que apoiam o movimento. Com isso, durante todo o mês de junho a cerveja apareceu como Sko nas redes sociais.

A iniciativa conseguiu chamar a atenção de outras marcas que também se uniram à campanha: Burger King, Bis, Trident, quem disse Berenice?, GNT, Itaú, Bradesco, Next, Mercado Livre e Vult, participaram da ação.

It´s time – Get Up!

Para incentivar a população a se envolver com a casa do casamento entre pessoas do mesmo gênero na Australia, o movimento Get Up! Fez um filme naturalizando a relação entre um casal gay.  

Honey Maid: This is Wholesome

 A Droga5 assinou em 2014 a campanha This is Wholesome para a Honey Maid. O filme traz diferentes tipos de famílias vivendo situações rotineiras e experimentando o produto. A campanha fez muito sucesso nos Estados Unidos por trazer famílias interraciais para a publicidade, despertando o interesse de outras marcas pela diversidade.

Natura – A Primeira Vez

Em 2017 a Natura lançou o filme “A Primeira Vez”, com assinatura da SalveTribal Worldwide.  A peça traz a narração em off de um homem falando sobre a primeira vez que viu a mulher de sua vida. O vídeo tem a participação da drag queen Penelopy Jean. 

By | 2019-05-22T06:10:45-03:00 17 maio, 2019|Categories: Marca|Tags: , , , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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